As primeiras sociedades

Categoria:

Podemos dividir o tempo dos homens pré-históricos em Paleolítico (velha idade da pedra ou idade da pedra lascada) e Neolítico (nova idade da pedra ou idade da pedra polida). Tiveram muitas diferenças entre esses dois períodos, nessa postagem vamos destacar as características e marcos de cada um.

Paleolítico


Nesse período o homem primitivo era caçador-coletor e nômade. Isso porque eles obtiam seus alimentos coletando da natureza, caçando animais ou pescando, e acabando a reserva de alimentos de determinada área, migravam para outras regiões. Usavam armas e instrumentos rudimentares, como ossos de animais mortos ou pedras e rochas, e suas roupas eram feitas de couro de animais.

Suas moradias eram básicas e feitas com a cooperação dos membros da tribo, e dividiam o trabalho dependendo do sexo e idade de cada, mulheres adultas cuidavam das crianças e coletavam alimentos, enquanto homens caçavam e pescavam o alimento que era dividido para todos da tribo. Havia batalhas por território entre tribos rivais.

O grande marco desse período foi a descoberta e utilização do fogo, que provavelmente surgiu por algum efeito da natureza, como raios. Assim os hominídeos faziam de tudo para mantê-lo aceso, e lutavam pelo fogo; porém não demorou muito para o homem aprender a manipular o fogo, atritando pedras uma na outra e utilizando lenhas. O fogo servia como fonte de luz e calor, além de espantar animais selvagens e possibilitar aos alimentos serem assados.

Neolítico

Nesse período o homem começou a ser sedentário, pela agropecuária, tendo assim um local específico para estabelecer como moradia. Isso por causa de que novos meios de obter alimentos começaram a ser utilizados, como a agricultura e também a criação de animais (que não era o principal fator do sedentarismo, já que em algumas ocasiões teriam que buscar pastos melhores para os animais).

A pesca e caça continuaram a existir, junto com a cerâmica e metalurgia que foram marcos importantes no Neolítico, começaram a ser feitos com argila instrumentos como vasilhas para armazenar alimentos para estoque, já que nesse período começaram sempre a estocar alimentos que sobravam, diferente do Paleolítico. As roupas começaram a ser melhoradas com materiais diferentes, como pelos e pele de animais.

Inicialmente utilizaram na metalurgia o cobre, que não substituiu os instrumentos de pedra; fundindo esse metal com estanho, descobriram o bronze, metal mais resistente que usaram para forjar martelos, lanças, espadas, flechas, facas, etc. Por último utilizaram o ferro, o metal mais potente que os outros dois anteriores e de grande importância também na cerâmica.


Surgindo a Civilização

Cidades com moradias específicas começaram a surgir, estas casas eram feitas com materiais melhores que no Paleolítico, como madeira, pedra, barro e folhagem seca. O Neolítico e suas culturas ajudaram a impulsionar o início das civilizações, que são caracterizadas por cidades, um Estado formado, a escrita e aprofundamento das divisões dos grupos sociais.

As cidades antigas conhecidas são: Jericó, Beidha e Çatal Huyuk (na imagem acima). Uma característica importante é que diferente do Paleolítico, nas civilizações a cooperação começou a ser substituída pela competição social, já que começaram a ter especializações de trabalhos. Com o seu trabalho determinado, um fazia troca com outro, beneficiando um ao outro (por exemplo, um plantava arroz e trocava parte do lote por um boi).


O Estado começou a se formar para estabelecer regras e formar exércitos para segurança da cidade. O marco da civilização foi a construção de uma cidade composta de várias casas e um palácio para os membros do Estado tudo interligado por ruas e caminhos. A região do planeta onde surgiram as primeiras civilizações é a área da Crescente Fértil, englobando a Mesopotâmia, Egito, Jerusalém e outras terras próximas.


0 comentários:

Postar um comentário

▲ Topo