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Finalmente, há o sistema de inflação. Os airbags são inflados pelo equivalente a um propulsor de foguete sólido. O azido de sódio (NaN3) e o nitrato de potássio (KNO3) reagem muito rapidamente, produzindo um grande pulso de gás nitrogênio quente, que pode passar dos 300 Cº. Isto faz com que a bolsa infle, pulando para fora do volante ou painel quando se expande. Cerca de um segundo depois, a bolsa já está se desinflando, de forma a não machucar ou atrapalhar o passageiro. É por isso que ela possui muitos orifícios ( HowStuffWorks).
Se não tivessem estes orifícios ou "buraquinhos" no airbag quando o indivíduo chocasse a face com o mesmo este iria explodir (pois não teria local para sair o nitrogênio) e causaria danos ao passageiro, o ar quente queimaria o rosto. É bem interessante saber isso pois conceitos assim interessam a diferentes perfis, não apenas de químicos, já que é uma curiosidade comum com bases químicas. Espero que essa postagem tenha ajudado a retirarem suas dúvidas sobre o processo que causa a expansão do airbag quando este é ativado.
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