Dia 1° de Maio de 2011, dez anos após o atentando às torres gêmeas, Obama anuncia a morte de Osama Bin Laden, um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. Isso se tornou uma notícia mundialmente importante, pois Bin Laden era o terrorista mais procurado e sua cabeça valia R$25 milhões de dólares.
Protestantes e opositores
Centenas de manifestantes foram às ruas da cidade paquistanesa de Quetta nesta segunda-feira protestar contra a morte de Osama Bin Laden. Cerca de 800 pessoas, além disso várias ameaças surgiram contra os Estados Unidos, que já está se precipitando contra ataques terroristas, ditos que acontecerão na segunda-feira dia 9 de maio.
Mortes do local
Ocorreu troca de tiros e além de Osama morreram também mais três homens e uma mulher, sendo dois dos homens mensageiros de Bin Laden e o outro filho, que talvez usou uma das esposas de Bin Laden como escudo no tiro-teio, ou talvez ela por vontade própria defendeu o filho ou marido. Imagens da "mansão" já foram liberadas, porém do corpo de Osama não, pois pode aumentar a polêmica contra os EUA. Como descobriram tudo
Essa operação já vinha de tempos atrás, inicialmente descobriram que havia um mensageiro confiável de Bin Laden e demoraram 2 anos para descobrir quem era esse mensageiro. Ao descobrir começaram a tentar segui-lo, mas falharam algumas vezes, até que conseguiram e encontraram e "mansão" que Osama estava.
Foi um bom esconderijo, já que os soldados pensavam que Osama Bin Laden estava escondido em locais de difícil acesso e isolados (como cavernas subterrâneas) e não imaginaram que estaria em uma casa próxima ao centro entre várias outras. Parte da fortaleza após a invasão pegou fogo. Outros detalhes
Os americanos comemoraram a "vitória" onde haviam as torres gêmeas; o corpo de Osama foi limpo e enrolado em pano branco de acordo com rituais islâmicos e será (ou já foi) jogado ao mar para que terroristas não tentem recuperar o corpo para enterrá-lo em seus templos. Apesar de muita polêmica, brevemente as fotos do corpo de Osama provavelmente serão liberadas.
Uma montagem do corpo foi feita mas já desmentida, criada em Photoshop. Provavelmente Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça, e a operação era de executar Osama desde o início, não de prendê-lo. Para ter certeza de que o corpo realmente seja do líder da Al-Qaeda foram feitos exames de DNA e de um aparelho que compara imagens de face e ambos aprovaram que o corpo realmente é do verdadeiro Bin Laden.
▲ Topo
0 comentários:
Postar um comentário